Dra. Kelly Pontes - Oftalmologista Veterinária
A secreção, ou "remela", pode se apresentar nos cães em quantidades variáveis e podem possuir características diferentes. Elas podem ter a coloração branca/acinzentada, transparente, esverdeada/amarelada, vermelha e, cada uma delas, pode ter um significado e gravidade diferentes.
Mas afinal, vamos entender se a "remela"que o seu cão apresenta é normal e porque acontece?
Secreção nos olhos pode ser normal, mas pode ter vários significados importantes. Vou listar aqui algumas delas de acordo com as características que elas podem ter.
1- Secreção branca ou acinzentada: esse tipo de secreção geralmente está presente no cantinho dos olhos, em pequena quantidade e requer a limpeza apenas uma vez ao dia. Neste caso, pode ser apenas aquela "remelinha"normal que temos como resultado de descamação celular, poluição do ambiente, etc. Esse tipo de secreção que limpamos apenas uma vez ao dia é normal. Não precisa se preocupar. Agora se existir em grande quantidade não é normal e o recomendado é uma avaliação por um oftalmologista veterinário de confiança.
2- Secreção transparente, como lágrima: em quantidade normal, sem escorrer sobre a face e dobras nasais, é normal e até necessária para a saúde oftálmica. Agora se o cachorro está com muita remela, pode ser consequência de dor ocular pelo incômodo causado por corpo estranho, anormalidades palpebrais, anormalidades ciliares, glaucoma, lesões na córnea, inflamações intraoculares, etc. Existe também a possibilidade da drenagem da lágrima estar prejudicada. Em alguns casos o quadro persiste por muito tempo e acaba resultando em modificação da coloração dos pêlos ao redor dos olhos. Os pêlos ficam marrons e as pessoas chamam, erroneamente, de lágrima ácida. Iremos falar sobre isso em breve por aqui e explicar melhor. Porém, o único profissional capaz de identificar a causa do excesso de lágrimas e ajudar o seu cão será um oftalmologista veterinário. Ele possui equipamentos específicos como a lâmpada de fenda e o tonômetro, usado para mensurar a pressão intraocular. Esses equipamentos são essenciais durante o exame dos olhos do seu pet.
Fotografia de um de nossos pacientes durante a realização de biomicroscopia com lâmpada de fenda para avaliação do segmento anterior dos olhos. O equipamento amplia e ilumina adequadamente as estruturas oculares para dar condições de alcançar diagnósticos precisos.
3- Secreção esverdeada ou amarelada: esse tipo de secreção pode estar em pequena ou grande quantidade e, muitas vezes, o médico veterinário clínico geral, ou mesmo o tutor, acreditam que pode estar relacionada a infecção por bactérias ou mesmo devido a conjuntivite.
Por isso, é muito comum esses pacientes receberem tratamento com antibióticos e corticóides de forma equivocada, o que leva a resultados muitas vezes devastadores para a visão do paciente, além de custo financeiro elevado e sem necessidade para os tutores. Isso porque esse tipo de secreção pode estar presente nos casos de uveíte, glaucoma, corpo estranho, anormalidades ciliares e palpebrais, deficiência lacrimal, lesões na córnea, nódulos e tumores, dentre outras enfermidades que não devem ser tratadas com antibióticos ou corticóides. Ressalto que a conjuntivite bacteriana ou viral em cães é rara e, quando corretamente diagnosticadas, devem ter sua causa estabelecida para receberem o tratamento correto e eficiente. Por isso, sempre que o seu cão apresentar esse tipo de secreção, encaminhe-o para um atendimento oftálmico veterinário de confiança. Assim, você garante o diagnóstico e o tratamento adequados, além de economizar dinheiro ao invés de fazer vários tratamentos ineficientes.
4- Secreção vermelha: geralmente a coloração vermelha está associada a sangue e pode estar relacionada a casos mais urgentes como perfurações oculares, traumas, além de nódulos ou tumores palpebrais e conjuntivais. Algumas doenças sistêmicas, como a "doença do carrapato"também podem causar sangramento na conjuntiva ocular. Casos assim são mais raros, mas já atendi paciente apresentando esse quadro. Por isso, se o seu pet apresentar esse tipo de secreção, não perca tempo e marque o mais rápido possível uma consulta com um oftalmologista veterinário de confiança. Caso exista a perfuração ocular ainda pode dar tempo de salvar o olhinho do seu melhor amigo sem precisar fazer uma enucleação [remoção do olho].
Viu só como as famosas "remelas"podem ter características diferentes e significar muita coisa, inclusive doenças graves e de fácil tratamento? Isso mesmo, você pode salvar a visão do seu melhor amigo e/ou gerar conforto para ele simplesmente por observar alguma secreção diferente e procurar um oftalmologista veterinário de confiança.
Espero ter ajudado você e o seu pet! Estou à disposição. Abraços!!!
Dra. Kelly Pontes
Oftalmologista Veterinária
Pós-doutorado em medicina/oftalmologia LUMC [Holanda]
Mestrado e doutorado em oftalmologia veterinária UFV [Brasil]
Clínica oftálmica
Cirurgia e microcirurgia oftálmica
Exames oftálmicos