Os ferimentos, ou lesões, nos olhos dos pets são mais comuns do que podemos imaginar. Algumas vezes tais lesões podem ser simples, necessitando apenas do tratamento oftálmico veterinário com colírios adequados, mas algumas vezes podem resultar em perda da visão e, inclusive, do olho do seu pet.
A lesão simples pode se tornar grave, e precisar de cirurgia, caso os colírios prescritos não sejam os mais adequados para os tipos diferentes de lesões. Isso é mais comum do que podemos imaginar. Eu mesma atendo vários pacientes que são tratados de maneira inadequada e que, ao serem encaminhados aos meus cuidados, requerem a cirurgia para a recuperação da visão ou mesmo do olho.
Por isso, vamos saber o que fazer nos casos de machucados nos olhos do seu cachorro ou gato?
Primeiro passo: A primeira coisa a se fazer será evitar que o pet esfregue as patas no olho afetado ou que esfregue o olho nos móveis, objetos ou paredes. Tal proteção você consegue com o uso de um colar protetor, chamado colar elizabetano. O colar irá proteger os olhos do pet contra tais traumas para que a lesão não fique pior.
Segundo passo: Caso o pet permita, o que depende muito do grau de dor, lave o olho com soro ou aplique colírio lubrificante, sem conservante, várias vezes até conseguir um pronto atendimento. Sugiro comprar um frasco de colírio novo na farmácia para não correr o risco de instilar colírios contaminados e piorar o quadro.
Terceiro passo: Busque atendimento emergencial, com um clínico geral, para que ele possa administrar medicação para dor, inflamação e infecção, ou até iniciar um tratamento oftálmico básico antes de você conseguir uma consulta com um oftalmologista veterinário. Assim como na medicina, geralmente as especialidades não atendem em plantões. Por isso, o recomendado é que seja realizado um atendimento inicial antes que você consiga agendar uma consulta com um oftalmologista. Lembre-se que o tratamento emergencial poderá trocado ou incrementado pelo especialista em oftalmologia o quanto antes.
Quarto passo: Pesquise um oftalmologista veterinário de confiança, que tenha indicações, boas avaliações e bons resultados. Sempre indico pesquisar o currículo do profissional, pois a visão pode não dar uma segunda chance e ela é muito importante para o seu pet, assim como para você. O atendimento por um profissional competente, além de resultar em menor custo final com o tratamento, irá resultar em melhores resultados e menos chances de perda da visão do paciente. Agende para o mais rápido possível e informe se tratar de uma lesão no olho do pet, isso já irá antecipar o atendimento.
DICA IMPORTANTE:
Jamais tente atendimento oftálmico veterinário pelo whatsapp enviando fotos ou vídeos. O atendimento oftálmico requer a avaliação presencial do paciente, pois são realizados exames com aparelhos de alta tecnologia para se conseguir o diagnóstico adequado e, somente assim, ser estabelecido o melhor tratamento para cada caso.
Comments